sábado, 27 de agosto de 2011

Histórias, somente histórias.... Água gel

Dia desses visitei uma cidade no meio, mas bem no meio do agreste. Era bonita, e ao contrário que se pode imediatamente pensar, havia água, árvores viçosas e cheias de frutas coloridas e plantas rasteiras tipicas daquela região. O povo da cidade era simples, contavam histórias maravilhosas, que apesar de serem repetidas, sempre tinham um "Q" de especial, de personalidade de quem contava.
Essa ouvi do seu Nonô, um senhor muito simpático que reunia no fim de cada tarde um amontado de crianças, adolescentes e até adultos para ouvir atentamente suas histórias, as de sempre, que  eram contadas diferentes, e as novas que arrancavam além da atenção de sua platéia, um sonoro AHHHHHHHH!
Então ele ria, e continuava:
Essa cidade que hoje agente vê tanta vida, já passou por dias difíceis! 
Certo dia, fomos buscar água na fonte lá na ladeira e quando colocamos  nas canecas e nos potes a água virou gel, assim mesmo, igual gelatina que vocês gostam de comer cheia de formas quadradas, redondas....
Agente tentava tomar e a água virava gel, quem era muito rápido ainda bebia um golinho, mas a maioria das pessoas que tentavam beber, continuavam com sede.
Pode imaginar o que é a vida sem beber água?
O prefeito chamou um cientista para examinar a água, ele colocou um pouco  num daqueles vidros especiais e água virou gel também, ele olhou, olhou, e depois de muito pensar disse serenamente:
Vossas senhorias precisam de um filtro especial para que a água gel seja modificada e volte ao normal.
Lá no meu barracão temos como costume usar um filtro de barro, ele sempre está pronto a oferecer uma água fresquinha, e tenho que dizer que tava morrendo de saudade de uma água molhada !
Resolvi experimentar e  funcionou, toda a vila foi lá em casa pra beber água fresca e limpinha....
Foi assim.
Depois de ouvi uma história assim tão extraordinária....Eu acordei e fui correndo beber ÁGUA! 


Marlene Borges